top of page
  • Foto do escritorDenis Silveira

Invenção x Inovação

Atualizado: 6 de jun. de 2022

De acordo com a Mckinsey Global Innovation de 2018, 94% dos executivos não estão satisfeitos com que sua organização considera como inovação. O primeiro passo para começar a reverter este cenário é entender o conceito chave de Inovação.

Este homem foi fundamental para uma das maiores revoluções tecnológicas da história.

Tony Fadell sempre teve um dom especial para lidar com aparelhos e circuitos eletrônicos; fato que o motivou a cursar o que hoje chamamos de Eng. Mecatrônica. Após finalizar mais um período de estudos, Tony decide passar suas férias na casa de seus pais, onde ele sempre relaxava tomando banho de piscina, enquanto ouvia sua música favorita em seu poderoso micro-system.



Micro-system com cassete e rádio.

Enquanto relaxava na piscina, Tony percebeu que sua vida corria perigo, pois o seu micro-system, que estava ligado na energia elétrica, parecia muito próximo da borda da piscina. Tony logo percebeu um acidente eminente envolvendo energia elétrica e a água com cloro....



Fita cassete de 60 minutos.

Desta forma, Tony decidiu desligar seu micro-system e curtir o som do silêncio. Isso o deixou chateado e o fez pensar em algum sistema alternativo de som que não precisasse funcionar conectado diretamente à energia elétrica.


Também decidiu pensar em alguma tecnologia alternativa para substituir suas fitas cassetes (onde estavam gravadas suas playlists favoritas) por algo que não estragasse com a umidade. Além do mais, uma fita cassete era capaz de armazenar, no máximo, apenas 24 músicas; um problema, pois geralmente nossas playlists favoritas tem muito mais que 24 músicas.


Placa de Memória Flash

Então, Tony teve uma ideia: construir uma sistema de armazenamento de músicas digitais (formato mp3) em uma placa de memória flash. Nesta placa ele inseriu uma espécie de mini HD, onde os arquivos mp3 seriam armazenados e uma bateria "recarregável".


Também instalou uma entrada "p2" de fones, e um sistema de conexão via USB para conectar esta memória em seu computador, e então, baixar os arquivos mp3 através do website www.napster.com (naquela época, o Napster era pioneiro em digitalização de músicas para arquivos mp3).



Uma vez feitos os downloads do site para o HD do computador, era só transferir os dados diretamente para o mini HD que se encontrava na placa flash, "espetar" o fone e ouvir suas músicas por muitas horas, e é claro, enquanto a bateria durar.


Não demorou muito para que os amigos de Tony o encorajassem a vender este projeto para alguma empresa de tecnologia e ganhar bastante dinheiro com produção em escala. Mas para sua surpresa, os executivos da empresa para a qual Tony apresentou sua invenção entenderam que aquela "bugiganga" era demasiadamente complicada para que o usuário final tivesse a experiência prometida. Como consequência, o projeto do Tony foi rejeitado.


iPod 1G

Mas esta história não termina aqui - é claro. Depois de alguns anos, Steve Jobs é avisado sobre um certo inventor da Universidade de Stanford e Tony Fadell consegue uma entrevista com Jobs para lhe apresentar seu projeto. Antes mesmo de Tony terminar a explicação de sua invenção, Jobs o interrompe e pergunta: "Você inventou uma espécie de vagem onde se guarda apenas os grãos que escolhemos, certo?" Tony responde que sim, e Jobs fica impressionado com aquela invenção, que mais tarde, seria a revolução da música e de sua indústria. Assim, surge então a primeira versão da Vagem Internética, ou iPod (iPod é a junção de duas palavras Internet + Pod. Pod significa "vagem" em Inglês).



Conceito chave de inovação e empreendedorismo.

Esta história contextualiza a relação entre invenção e inovação. Invenção é a simples criação de algo interessante e curioso que tem vida curta, sobrevivendo, basicamente, durante o período em que a "novidade" é seu principal fator crítico de sucesso. Ao contrário, inovação é uma invenção que tem vida longa e é sustentável, pois atende uma dor, responde um problema e "afaga" um desejo de seu usuário. Em resumo, inventores criam coisas que são criativas e empreendedores criam coisas que além de serem criativas, são fortemente orientadas para negócio.


Sim, é possível que uma invenção se torne uma grande inovação, mas esta mesma invenção, jamais será sustentável enquanto não for orientada para o negócio; por acaso alguém se lembra do "spiner", no netbook ou de algum quebrador elétrico doméstico de ovos?

19 visualizações0 comentário
bottom of page